Quais são as causas comuns de atraso no plantio e como evitá-las?

3 minutos para ler

Para que a produtividade da plantação da lavoura ocorra no tempo oportuno, e a safra seja rentável, é essencial evitar o atraso no plantio. Por isso, é fundamental conhecer quais são as causas que levam à demora da plantação.

Conhecer esses fatores é a forma mais precisa para buscar táticas para realizar um plantio no tempo certo, e assim os resultados sejam satisfatórios.

Quer entender melhor sobre algumas causas que tardam o plantio nas áreas de plantação? Continue lendo e confira!

Falta de materiais

Para que o plantio seja realizado de maneira que a colheita tenha bons resultados, e ocorra no tempo adequado, a plantação deve acontecer em um período determinado.

No entanto, antes de plantar, ocorre um processo de preparação do solo. A falta de materiais, como dosador de fertilizantes, equipamento de auxílio, terraceamento e subsolagem, e outros utensílios, devem estar sempre disponíveis para uso. Caso contrário, é possível que ocorram diversos transtornos nos padrões do plantio.

Problemas mecânicos

Um dos problemas que impossibilita o cultivo em tempo hábil, é o mecânico, ou seja, são equipamentos e materiais que auxiliam na preparação do solo, na fertilização e na semeadura.

O ideal é o agricultor analisar essas ferramentas com bastante antecedência para que possa corrigir todos os defeitos ou calibragens nas peças que serão utilizadas durante o plantio, ou, caso necessário, realizar a compra de outro equipamento com brevidade. Investir em novos equipamentos com tecnologias avançadas pode causar um grande diferencial no plantio.

Problemas fitossanitários

Para que a plantação ocorra no tempo ideal, são necessários diversos fatores como chuva, a colheita anterior, o tempo de preparação do solo e outros cuidados. 

Atrasar o plantio abre precedente para que doenças e pragas se instalem nas lavouras em andamento. O prolongamento da umidade é um fator que atrai diversos tipos de micro-organismos, como a ferrugem asiática em plantações de soja, que pode ser altamente prejudicial à lavoura e comprometer uma colheita produtiva.

Redução na lucratividade

Para que o plantio não tenha como consequência um lucro menor que o esperado, é válido entronizar medidas de cuidados desde antes do início do plantio, como avaliar os equipamentos, plantar no tempo adequado, preparar bem o solo, e fazer um plantio seguro ao utilizar bons equipamentos. Com esses cuidados, o lucro do seu negócio pode ser potencializado.

Baixa na produtividade

Realizar uma plantabilidade eficiente é quase uma arte. É importante conhecer o tempo adequado para fazer a semeadura, pois alguns meses são de sol intenso, outros com ciclo de muita chuva, e diversos fatores da natureza que podem contribuir na produtividade.

A cultura deve ocorrer no período correto para que sejam aproveitadas todas as possibilidades que levam ao sucesso da lavoura.

Como observamos, são diversos os motivos que provocam o atraso no plantio, entre eles, problemas com materiais e outras dificuldades. Esses atrasos ocasionam desperdícios financeiros ao agricultor, perda de produtos como fertilizantes, sementes etc. Para evitar demora e danos à plantação, é essencial um planejamento coerente, investimento em materiais tecnológicos e outras estratégias inovadoras.

Achou o artigo interessante? Então, assine a nossa newsletter para receber novas publicações sobre essas temáticas. Dessa forma, poderemos ajudar a desenvolver o seu negócio.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-