5 dicas para melhorar o controle de pragas da sua propriedade rural

4 minutos para ler

Um aspecto do qual o produtor rural não pode se descuidar é o controle de pragas na sua lavoura. Durante todo o ciclo da cultura, é importante manter afastados, principalmente, insetos e ácaros, os mais danosos para a lavoura e responsáveis por muitas perdas de alimentos.

Além do adequado controle por meio de defensivos agrícolas, outras iniciativas podem ser tomadas para fortalecer o controle. Leve em conta que não existe segunda oportunidade em uma safra. Desse modo, toda ajuda é bem-vinda.

Continue a leitura e conheça 5 dicas para realizar um melhor controle de pragas na lavoura.

1. Adote as boas práticas agrícolas de proteção

Algumas práticas culturais podem ser muito eficientes no controle de pragas. Considere aquelas que sejam aplicáveis à sua lavoura:

  • uso de variedades resistentes: assim como em relação às doenças, algumas culturas têm variedades resistentes à ação de determinadas pragas importantes e devem ser consideradas;
  • prática da rotação de culturas: deve ser levado em conta o ciclo da cultura e as áreas disponíveis, de modo a quebrar o ciclo da praga em questão;
  • tratamento de sementes: muitas pragas de solo e da parte aérea pós-germinada podem ser controladas a partir do tratamento das sementes com produtos específicos;
  • manutenção da lavoura no limpo: diversas plantas invasoras, além de competirem com a lavoura por água a nutrientes, também atraem e abrigam pragas da cultura implantada.

2. Use a tecnologia a seu favor

A tecnologia chegou ao campo e tem sido a grande companheira do produtor. Hoje, estão disponíveis sistemas e equipamentos que auxiliam o controle de pragas, seja mapeando e monitorando, seja combatendo diretamente, sempre com vistas a melhorar a produção agrícola.

A utilização de drones permite identificar áreas específicas de presença e maior concentração de pragas. Ao mesmo tempo, aplicativos para registro e mapeamento dessas áreas permitem um direcionamento e uma otimização do controle.

A nanotecnologia vem aprimorando o controle de pragas e doenças com o desenvolvimento de nanodefensivos agrícolas. Com isso, a taxa de aplicação de produtos na lavoura e o volume de defensivos utilizados ficam bastante reduzidos.

3. Estimule o controle biológico

O controle biológico é um estímulo que se dá aos inimigos naturais de determinadas pragas. Assim, o cuidado na manutenção de espécies predadoras ou parasitas de pragas ajuda a restabelecer o equilíbrio.

Do mesmo modo, a aplicação de soluções contendo esporos de parasitas ou patógenos é uma antiga prática do controle biológico. Sua utilização é muito eficiente especialmente no controle de larvas de várias espécies de insetos, inclusive diversas lagartas.

4. Adote o MIP

MIP é a sigla para Manejo Integrado de Pragas, uma técnica que procura associar as diversas formas de controle. Assim, enquanto se reduz a quantidade de produto aplicado, também se faz a variação do princípio ativo utilizado.

Ao mesmo tempo, são adotadas práticas de controle mecânico (revolvimento do solo, catação) e de controle biológico associadas ao combate químico. O principal cuidado é a união das formas de controle às pragas, tendo a cautela de preservação dos inimigos naturais.

5. Utilize os defensivos adequados

Um aspecto muito importante no controle de pragas é a utilização do defensivo agrícola mais adequado. Assim, devem ser considerados determinados aspectos, como eficiência no controle, baixa toxicidade para o aplicador, a cultura e o meio ambiente, assim como a relação custo-benefício.

Ao lado do defensivo propriamente, é essencial considerar sua forma de aplicação mais apropriada. Desse modo, deve ser observada a praga que se deseja controlar, além das características da própria lavoura.

Com essas dicas, fica mais fácil obter sucesso no controle de pragas em sua lavoura, otimizando as ações e garantindo maior sustentabilidade. No entanto, leve em conta que descuidar do controle correto pode trazer perdas significativas, tanto derrubando a produtividade como reduzindo a qualidade do produto da lavoura.

Gostou do post sobre o controle de pragas na lavoura? Continue conosco no Facebook e saiba tudo que você precisa para melhorar os resultados de sua lavoura.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-