Dosador de precisão para fertilizantes: conheça o FertiSystem Auto-Lub

6 minutos para ler

A tecnologia também está presente no campo para facilitar a vida do produtor rural. A agricultura de precisão é um sistema de manejo que visa otimizar o processo agrícola e aumentar a produtividade. O dosador de precisão para fertilizantes é uma das principais vantagens das inovações tecnológicas.

O dosador Auto-Lub AP NG é uma ferramenta desenvolvida pela FertiSystem que ajuda o agricultor a distribuir melhor o fertilizante na lavoura, evitando desperdícios e prejuízos. Dessa forma, é possível aumentar os lucros na hora da colheita e otimizar a produtividade.

Quer saber mais sobre essa tecnologia? Neste artigo, vamos mostrar as funcionalidades do dosador e dicas de como utilizá-lo. Confira!

O funcionamento do dosador FertiSystem Auto-Lub AP NG

Saber a quantidade certa de fertilizantes a ser utilizada na plantação influencia diretamente a qualidade da colheita. Na agricultura de precisão, o uso do dosador FertiSystem Auto-Lub AP NG otimiza o aproveitamento do solo e garante o retorno do investimento.

No equipamento, o fertilizante é acionado pelo impulsionador (sem-fim), autolimpante e flutuante, até uma câmara de represamento. Desse ponto, o produto transborda em quantidades iguais, através dos reguladores de nível, para o bocal de descarga e, desse, até o solo.

Segundo Afonso Leonardo Musscopp, analista de pesquisa e desenvolvimento da FertiSystem, o dosador permite a distribuição correta e homogênea do fertilizante. “O dosador proporciona a regularidade na distribuição do fertilizante ao longo do plantio, fazendo com que ele transborde em quantidades volumétricas uniformes e homogêneas em toda a extensão da lavoura”, explica.

Por meio do regulador de nível do FertiSystem Auto-Lub AP NG, é possível despejar a quantidade necessária de fertilizante para o desenvolvimento da planta, independentemente das variações do solo, aumentando a produtividade na agricultura. “Independentemente das variações topográficas da lavoura, sempre é transportada a mesma quantidade de fertilizante. Essas variações são eliminadas em virtude da neutralização da pulsação do dosador”, comenta Afonso Leonardo.

Para escolher o sentido do giro e o tipo sem-fim mais adequado, alguns pontos devem ser observados:

  • na vista superior do dosador, se o sentido diagonal do sem-fim (em direção ao bocal de saída) aponta para o lado esquerdo, o sem-fim é esquerdo;
  • na vista superior do dosador, se o sentido diagonal do sem-fim (em direção ao bocal de saída) aponta para o lado direito, o sem-fim é direito;
  • com dosagem entre 80 kg/ha e 180 kg/ha, pode-se utilizar o sem-fim passo 1;
  • com dosagem entre 120 kg/ha e 800 kg/ha, pode-se utilizar o sem-fim passo 2.

As principais vantagens de usar o dosador de precisão para fertilizantes

As inúmeras inovações tecnológicas na área rural são importantes para otimizar o desempenho agrícola. Dessa forma, o produtor consegue evitar desperdícios e perdas, além de haver o aprimoramento dos processos. A agricultura de precisão, por meio do uso de ferramentas tecnológicas, permite a automação de vários procedimentos que determinam como será o método de plantio, de irrigação, de fertilização e de pós-colheita.

Usar tecnologias no campo aumenta a produção e aprimora a gestão de todos os processos que fazem parte do negócio. Com as inovações tecnológicas na agricultura, todos os métodos se tornam mais eficientes, simplificando a rotina do produtor e facilitando a tomada de decisões.

Assim, é possível realizar uma melhor análise e um acompanhamento dos caminhos de plantio e colheita. A dosagem correta de fertilizantes permite oferecer para as plantas os nutrientes suficientes para que possam se desenvolver. Além disso, diminui prejuízos e aumenta a sustentabilidade produtiva.

O uso do dosador FertiSystem Auto-Lub AP NG auxilia o produtor rural a automatizar a produção, visando a aproveitar ao máximo o solo para gerar produtos de qualidade e, automaticamente, favorecer os lucros. Essa ferramenta é de fácil uso, e a instalação é simples, havendo alta durabilidade. Além disso, os dosadores FertiSystem Auto-Lub AP NG são muito eficientes e precisos no derramamento de fertilizantes e aplicam o produto de forma uniforme em todo o solo, oferecendo mais segurança para a lavoura.

Os principais cuidados com o dosador

Alguns cuidados são importantes para manter o bom funcionamento do dosador FertiSystem. Quando o fertilizante apresentar umidade, é preciso ficar atento, como explica o analista Afonso Leonardo. “Em casos em que chuva ou outros fatores causem umidade no fertilizante, são recomendadas a retirada do conjunto bocal e a movimentação da plantadora/semeadora em uma distância suficiente para que o fertilizante molhado saia totalmente do dosador”.

Assim, será possível desobstruir, limpar o impulsionador (sem-fim) e recolocar o conjunto bocal. “Após a conclusão do plantio, retire o sem-fim e o conjunto bocal e faça uma lavagem completa do dosador”, recomenda. Dessa forma, é possível deixar o aparelho livre de fertilizantes até a nova utilização.

As dicas para usar o FertiSystem

Algumas dicas são fundamentais para a melhor utilização e para a durabilidade do dosadorFertiSystem. Para garantir a distribuição precisa e uniforme do fertilizante, é importante não utilizar um fertilizante úmido. Outro ponto essencial é sempre fazer a limpeza do dosador após a finalização do plantio, visando a manter a homogeneidade na distribuição do produto no solo.

Para o analista, é importante evitar o excesso de fertilizantes químicos na plantação. “Além do desperdício econômico, esses produtos podem interferir no ambiente do solo, gerando sérios riscos de contaminação da água, dos vegetais e dos animais”, comenta. O Auto-Lub AP NG, da FertiSystem, é uma alternativa sustentável e totalmente produzida com materiais recicláveis.

Além disso, é indispensável realizar a manutenção do aparelho periodicamente. “Cumprindo essas dicas, o dosador Auto-Lub AP NG trabalhará nas suas melhores condições de uso, oferecendo mais eficiência na colheita”, ressalta Afonso Leonardo.

A automação de processos e as atividades no setor rural têm se tornado uma prática cada vez mais comum devido aos benefícios gerados no processo de plantação e colheita. Os agricultores que não atentam para as novidades tecnológicas perdem tempo e dinheiro, além de ficarem ultrapassados. Por isso, é importante que o produtor esteja sempre buscando se informar e se manter por dentro das inovações para auxiliar o seu negócio e aumentar os lucros.

Como vimos, a dosagem de fertilizantes e sementes impacta diretamente a qualidade dos produtos colhidos e evita perdas e prejuízos na plantação. Por isso, o dosador de precisão para fertilizantes FertiSystem é a solução mais indicada para o agricultor. Além de aumentar a produtividade e otimizar o aproveitamento do solo, a tecnologia garante a economia de recursos.

Ficou interessado em adquirir o dosador FertiSystem para a sua propriedade? Entre neste link e garanta o seu!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-