Fert Sensor + AT100: o que é, como funciona e quais os benefícios?

6 minutos para ler

O cuidado nas operações de semeadura e de aplicação de fertilizantes mecanizadas exige a percepção de falhas na descida dos insumos pelo tubo condutor. Para isso, é preciso haver uma mão de obra capacitada para que, em momentos de entupimento ou outros distúrbios na linha de fertilização, o fato seja percebido rapidamente.

Essa é uma questão que já pode ser resolvida com a utilização do Fert Sensor + AT100. A sua instalação na máquina semeadora/adubadora garante a solução mais adequada.

Continue a leitura e descubra agora o que é o Fert Sensor + AT100, como funciona e quais os seus benefícios.

O que é o Fert Sensor + AT100?

Quando a tecnologia chega ao campo, desenvolve equipamentos que facilitam e aprimoram a condução dos trabalhos do produtor rural. Assim é com o Fert Sensor + AT100, uma ferramenta tecnológica cujo objetivo é trazer maior precisão para a semeadura e para a aplicação de fertilizantes.

O Fert Sensor + AT100, tecnicamente, constitui um sistema de monitoramento de fertilizantes sólidos e sementes finas. Trata-se, portanto, de um equipamento instalado na semeadora, capaz de informar se o fluxo de sementes ou de fertilizantes caindo sobre o solo está em conformidade com o que foi ajustado.

Ele vem ao encontro da demanda moderna do agronegócio, de sempre e cada vez mais aprimorar as operações de produção, como a dosagem de insumos. Assim, a formação de um bom talhão de plantas, sem falhas na semeadura e acompanhando o fluxo desses insumos, é o principal objetivo do Fert Sensor + AT100.

Ressalte-se que entupimentos do condutor de fertilizantes podem levar à carência de nutrientes provocada por uma adubação deficitária, reduzindo a produtividade da lavoura. Veja, a seguir, por que são importantes esses cuidados no plantio.

Qual a importância do controle no plantio?

Uma produção eficiente da lavoura está diretamente relacionada à formação do estande final de plantas que se conseguir implantar. Para isso, um dos principais cuidados que devem ser observados diz respeito à obtenção de uma densidade de plantio que deve ser a mais adequada a cada cultura.

Por sua vez, para alcançar a quantidade de plantas capaz de oferecer a melhor produtividade por talhão ou quadra, é necessário realizar uma semeadura precisa. Isso significa que a quantidade de sementes depositadas pela semeadora deve ser a mais exata possível para que não ocorram falhas e nem desperdícios com os excessos.

Da mesma forma, a quantidade de fertilizantes também deve apresentar um fluxo de saída constante durante toda a sua aplicação. A ausência de nutrientes adequados reduz a capacidade produtiva, enquanto o seu excesso pode gerar intoxicação nas plantas, além das perdas financeiras com o adubo jogado fora.

Assim, os trabalhos de parar e verificar falhas em razão de entupimentos e de outros problemas nos condutores da semeadora e da adubadora ficam muito facilitados. O equipamento sinaliza qualquer ocorrência que coloque em risco a uniformidade planejada.

Como o Fert Sensor + AT100 funciona?

O sensor do equipamento (Fert Sensor) é instalado na parte externa do tubo condutor de fertilizantes ou de sementes, sendo fixado por meio de um suporte articulado próprio. Isso significa que não há necessidade de qualquer corte na estrutura do condutor.

Esse sensor opera enviando sinais referentes à leitura permanente que faz do fluxo de insumos que passa pelo ponto onde está instalado durante todo o plantio. A sua comunicação com o monitor (AT100) instalado na cabine do trator se faz via wireless (sem fio).

Nesse sentido, a interface do aparelho com o operador é constituída por luzes de LED. Além disso, sistemas de alertas visuais e sonoros chamam a atenção para qualquer situação irregular captada pelo sensor do equipamento.

Uma vez instalado na máquina, o equipamento já está pronto para indicar qualquer falha ou interrupção do fluxo normal de sementes ou de fertilizantes durante a operação. A sua capacidade de monitoramento alcança até 12 linhas simultaneamente.

A alimentação elétrica é de 12 volts. Também é importante ressaltar que conta com proteção IP42, de modo que fica guarnecido contra respingos verticais de água.

Fert Sensor + AT100 e os diversos tipos de dosadores — como é a relação?

Os fabricantes de máquinas agrícolas apresentam diversos tipos de dosadores de insumos no sistema mecânico de semeadoras e adubadoras, entre os quais se destacam os dosadores de precisão. Assim, de modo geral, podem ser considerados, por exemplo, os seguintes sistemas:

  • dosador helicoidal;
  • rotor dentado;
  • discos horizontais rotativos;
  • rotor vertical impulsor.

Independentemente do mecanismo utilizado, sempre que o insumo passar pelo tubo condutor, poderá haver encrostamento com falhas na aplicação. Nesse momento, a sensibilidade do Fert Sensor + AT100 sinaliza para o operador da máquina, que poderá corrigir o problema a tempo sem estender a área de falha na aplicação.

Esse é o principal benefício do equipamento, além de uma série de características e vantagens que apresenta. Conheça agora esses importantes aspectos do Fert Sensor + AT100 que facilitam as atividades de semeadura e de aplicação de fertilizantes.

Quais são os benefícios e as vantagens desse equipamento?

O Fert Sensor + AT100 opera com vistas ao aprimoramento dos trabalhos de semeadura e aplicação de fertilizantes. Para isso, as suas principais características e os benefícios podem ser assim relacionados, entre outros:

  • oferece instalação muito fácil e rápida;
  • não entra em contato com os insumos;
  • informa rapidamente (três segundos) qualquer falha na aplicação dos insumos;
  • não necessita de limpeza;
  • apresenta alta resistência;
  • é protegido contra encrostamento ou corrosão;
  • opera com bateria com duração de 2.500 horas, em média;
  • permite uma fácil e rápida troca da bateria.

Como adquirir o Fert Sensor + AT100?

O Fert Sensor + AT100 é um equipamento desenvolvido pela FertiSystem. A empresa está presente em 95% das indústrias de máquinas e implementos agrícolas do Brasil, inovando o mercado de dosadores de fertilizantes, entre outros.

Uma grande facilidade oferecida pela FertiSystem é a possibilidade de aquisição desse e de outros equipamentos de modo totalmente online, a partir da página de produtos no site da empresa. Essa é mais uma maneira de facilitar as soluções para o produtor.

Como se viu, o Fert Sensor + AT100, apesar de ser um equipamento simples e de fácil instalação, é um importante companheiro nas operações de semeadura e de aplicação de fertilizantes. A sua presença garante que qualquer falha no deslocamento dos insumos pelos tubos condutores seja rapidamente percebida, como dito.

Entre em contato conosco e permita que a FertiSystem atenda às suas principais necessidades de dosagem e de controle de aplicação de insumos.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-