Saiba o que é a técnica de fertirrigação e suas principais vantagens

3 minutos para ler

As técnicas agrícolas e a tecnologia aprimoram a produtividade e facilitam o trabalho do produtor rural. É o caso da fertirrigação, que une duas importantes tarefas de cultivo da lavoura: a adubação e a irrigação.

Com a utilização dessa técnica, todos saem ganhando: as plantas, o produtor e o meio ambiente. Embora requeira um investimento inicial, facilmente se paga com sua utilização e com a economia que consegue realizar.

Continue a leitura e descubra o que é a fertirrigação e quais são suas principais vantagens!

O que é fertirrigação?

A fertirrigação é uma técnica agrícola constituída pela aplicação de fertilizantes na lavoura juntamente com a água de irrigação. Assim, de maneira sustentável, a água indispensável e os nutrientes necessários à boa produção chegam de forma mais direta e adequada ao solo e às plantas.

Para sua aplicação, os fertilizantes utilizados devem ser líquidos ou facilmente solúveis em água. Por sua vez, a maior eficiência que apresenta está nos projetos de irrigação localizada, como o sistema de gotejamento.

Quais são suas principais vantagens?

Ao incorporar a aplicação de fertilizantes aos trabalhos de fornecimento de água à plantação, a primeira vantagem que salta aos olhos é a economia que se pode obter. De fato, essa é uma de muitas. Abaixo, conheça as principais!

Economia

Com apenas uma operação, reduz-se o número de atividades necessárias para as duas tarefas indispensáveis a uma lavoura de sucesso. Assim, o emprego de máquinas agrícolas para a distribuição do fertilizante nas linhas de cultivo é dispensado. Além disso, a quantidade de fertilizantes necessária é menor e tem menos custo.

Aceleração do ciclo dos nutrientes

Quando se aplica o fertilizante granulado no solo, sua utilização pelas plantas depende, em grande parte, do efeito das chuvas para a solubilização. Com a fertirrigação, ganha-se tempo levando o nutriente já diluído até as raízes das plantas com vantagens nutricionais.

Redução de perdas

Principalmente quando se trata de nitrogênio e, em especial, nos sistemas de plantio direto, ocorre a permanência do fertilizante na superfície do solo por longo tempo. Essa condição permite que o mineral seja carreado pelas águas de chuva de escoamento superficial.

Sustentabilidade

Como vimos, a fertirrigação evita o carreamento de fertilizantes pelas chuvas, evento responsável pela contaminação dos corpos d’água locais. Além disso, o emprego da fertirrigação é importante para a conservação do solo, pois reduz significativamente o trânsito de máquinas e pessoas.

Facilidade de aplicação de fertilizante

A fertirrigação se torna uma ferramenta ideal para a fertilização da lavoura pelo fato de facilitar a aplicação em qualquer fase de desenvolvimento das plantas. Ademais, as condições do tempo (frio ou calor) não são impeditivas para sua utilização.

Como pode ser aplicada na produção rural?

A implantação do sistema de fertirrigação na propriedade deve ser planejada principalmente em função da cultura implantada e das características da área. Para esse fim, é indispensável o suporte de um profissional especializado e experiente de modo a apontar as reais necessidades e os equipamentos mais adequados para cada caso.

Como se viu, a fertirrigação traz inúmeras vantagens para o produtor e deve ser considerada como a melhor opção, dependendo da lavoura e das condições locais.

Aproveite que está por aqui e deixe registrado o seu comentário sobre o que achou deste post!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-