Entenda o que é plantabilidade, como ela funciona e qual seu papel na lavoura

4 minutos para ler

A plantabilidade se refere à colocação das sementes da forma mais correta pela máquina, respeitando a posição longitudinal em que espaçamentos entre linhas e sementes sejam os mais homogêneos possíveis.

Uma distribuição longitudinal errada reduz a eficiência no melhor aproveitamento da água, da luz solar, dos nutrientes e de outros recursos essenciais. Neste post, vamos saber mais sobre a importância da plantabilidade no agronegócio. Confira!

Qual é o papel da plantabilidade na lavoura?

Plantas acumuladas favorecem o crescimento de vegetais com maiores dimensões e com menos ramificações e conflitos com enraizamento e hastes com diâmetro pequeno.

Nos espaços vazios, há chances de desenvolverem ervas daninhas e vegetais pequenos, com caules de diâmetro maior e mais ramificados.

A distribuição adequada das sementes é, portanto, um fator da máxima importância que evita essas falhas e aumenta as chances de uma lavoura produtiva.

Como funciona a plantabilidade?

A plantabilidade depende de você:

  • preparar bem o solo;
  • utilizar uma plantadeira de boa qualidade;
  • realizar manutenções periódicas na máquina;
  • escolher o melhor disco;
  • regular a plantadeira conforme as condições do terreno e da umidade;
  • analisar o plantio desde o início.

Qual a tecnologia empregada na plantabilidade?

Para que a lavoura conquiste os padrões de plantabilidade necessários para sua lavoura, há 2 fatores muito relevantes:

  1. as máquinas usadas;
  2. a tecnologia da agricultura de precisão, baseada em soluções digitais e na redução de desperdícios.

O maquinário moderno permite efetuar o plantio conforme o nível de qualidade planejado. Já a agricultura de precisão ajuda, entre outras coisas, a analisar e dimensionar a distância mais adequada entre as sementes.

Quais são os fatores mais importantes que afetam a plantabilidade?

Em geral, os fatores que interferem na plantabilidade se relacionam muito com o maquinário e a regulagem adequada dele e também com a qualidade das sementes.

Tratamento das sementes e uso de grafite

As sementes têm muita importância para alcançar os resultados almejados. A distribuição correta no espaço longitudinal da linha de plantio e o número correto de sementes em cada ponto estão condicionados ao trabalho com boas sementes, com alto grau de vigor e germinação.

Uma solução eficaz é aplicar grafite para eliminar o atrito que atrapalha os movimentos das sementes dentro da máquina. Contudo, é necessário utilizar o produto da forma certa a fim de que o escoamento não forme crostas por causa do grafite em excesso.

Uniformidade da semente e escolha do disco

A escolha do disco para a máquina deve se basear no diâmetro do grão. A partir da peneira que serve para classificar cada cultivar e lote, é possível escolher o disco mais apropriado. Essa seleção deve ser feita depois do tratamento das sementes, pois as dimensões delas podem sofrer alterações — mesmo que pequenas — após esse processo.

As sementes classificadas são importantes porque apresentam dimensões uniformes. Existe um disco específico para cada dimensão e formato de semente.

Equipamento dosador e regulagem

Os mecanismos dosadores mais comuns no mercado são:

  • mecânicos com discos horizontais;
  • pneumáticos.

Os primeiros formam um sistema em que os discos se movimentam conforme a semeadura, fazendo com que as sementes se depositem nos orifícios em que são dosadas. Eles têm um raspador que remove o excesso de sementes presas e um ejetor que as lança no tubo condutor.

Já os pneumáticos apresentam maior precisão na dosagem das sementes. Trabalham com discos rotativos e perfurados, em que as sementes, por meio do vácuo, são lançadas em uma abertura com pouco ar, de onde vão para o tubo condutor.

Velocidade da semeadura

Velocidades muito altas atrapalham uma distribuição regular e reduzem o percentual de espaçamentos normais. Além disso, a depender da velocidade, o sistema dosador e a profundidade da semente podem ser prejudicados.

Outros fatores

Outros fatores que influem na plantabilidade são:

  • tubo condutor da semente;
  • biomassa de cobertura (vegetal verde ou seco que cobre o solo).

A plantabilidade interfere de forma decisiva na produtividade da lavoura. Muitas perdas podem acontecer devido às plantas duplas ou a erros nas linhas de semeadura.

Então, o que achou desses esclarecimentos? Que tal dividi-los com seus amigos que também se dedicam ao agronegócio? Compartilhe este post nas suas redes sociais para que ele alcance mais leitores!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-