Tabela eletrônica de dosagem da FertiSystem: o que é e como utilizá-la?

6 minutos para ler

Os trabalhos de semeadura e aplicação de fertilizantes são essenciais na formação da lavoura, tanto para a constituição de um stand mais adequado quanto para prover as plantas da melhor condição nutricional. Mas essa é uma ação que requer precisão, ou haverá perdas de insumos ou uma produtividade menor.

A utilização da tabela eletrônica de dosagem da FertiSystem permite a exatidão necessária e possibilita o controle sobre as operações realizadas. Assim, é possível dispor dos dados referentes à área trabalhada, à quantidade de horas de máquina e de insumos utilizados.

Continue a leitura e conheça a tabela eletrônica de dosagem ETD, da FertiSystem, e como utilizá-la em sua propriedade.

O que é a tabela eletrônica de dosagem da FertiSystem?

A produtividade de uma lavoura depende diretamente de dois fatores: a formação de um stand ideal (número de plantas por hectare) e o fornecimento adequado de nutrientes. Assim, controlar o número de sementes no plantio e aplicar fertilizantes com precisão é essencial para a melhor performance.

Por sua vez, a adequada operação de máquinas agrícolas, como plantadeiras, semeadeiras e adubadeiras, requer uma regulagem precisa de seus respectivos mecanismos. Para esse fim, os fabricantes fornecem tabelas impressas com situações padrão de dados para os ajustes necessários na hora das operações.

A tabela eletrônica de dosagem (ETD) é um equipamento que gerencia a utilização de insumos, como sementes e fertilizantes. Ela substitui com vantagens as tabelas impressas e fornece informações operacionais importantes para o produtor controlar efetivamente a precisão da máquina antes, durante e após o trabalho realizado.

Nesses novos tempos em que a tecnologia chegou ao campo para ficar (agricultura de precisão), a ETD adentra a cabine de qualquer máquina modernizando o equipamento agrícola existente. As vantagens são inúmeras e você vai conhecê-las a seguir.

Quais as vantagens de uma tabela eletrônica de dosagem?

Quando o agrônomo interpreta o resultado da análise físico-química do solo, consegue definir a quantidade exata de fertilizantes que deverá ser aplicada para o melhor desempenho da lavoura. Dessa forma, o produtor pode providenciar condições ideais de nutrição para o melhor desenvolvimento das plantas.

O mesmo se dá com a definição da quantidade de sementes a ser utilizada no plantio para a formação do melhor stand. O atendimento às indicações da densidade de plantio mais adequada depende da precisão com que as sementes são lançadas no sulco ao longo do deslocamento da máquina.

A ocorrência de qualquer equívoco referente aos dados de uma tabela impressa pode levar ao uso excessivo dos insumos ou abaixo da quantidade ideal. No primeiro caso, ocorrem gastos desnecessários, além de perdas na produtividade e degradação ambiental.

No caso de subutilização de sementes e adubos, nota-se a ausência da formação do stand mais apropriado, com menos plantas e, muitas vezes, menos desenvolvidas. Disso resulta um menor desempenho do potencial da lavoura e uma queda na produtividade.

Com a utilização da tabela eletrônica, é possível seguir rigorosamente as recomendações técnicas fornecidas. Ao mesmo tempo, a tabela eletrônica permite avaliar o desempenho das operações, resultando em economia no emprego de insumos e em uma melhor eficiência nas operações de semeadura e aplicação de fertilizantes.

Para se ter uma ideia dos benefícios da utilização da tabela eletrônica de dosagem, considere as principais funções que o equipamento desempenha:

  • gerenciamento dos insumos;
  • controle das horas parciais e totais trabalhadas da máquina;
  • informação de excesso de velocidade durante o plantio;
  • previsão da quantidade de fertilizantes que será utilizada;
  • configuração de regulagem da engrenagem que mais se aproxima da dose desejada;
  • adequação da regulagem mecânica às características físicas dos fertilizantes.

Como utilizar a tabela eletrônica da FertiSystem?

O equipamento eletrônico ETD deve ser instalado na própria cabine de operação da máquina, facilitando a sua utilização antes e durante os trabalhos. Além do dispositivo propriamente, um sensor de velocidade deve ser instalado no eixo da máquina para a coleta dos dados referentes ao deslocamento.

Uma vez instalado o equipamento, procede-se à calibragem em função da atividade (semeadura ou aplicação de fertilizante). Na calibragem para aplicação de fertilizantes, deve ser percorrida uma distância de, pelo menos, 50 metros para fins de ajustes.

Os procedimentos de regulagem são bem simples. Mesmo assim, o manual de operação da ETD traz detalhadamente cada passo a ser dado, de modo que qualquer pessoa possa utilizá-la. Sua fonte de energia é própria, utilizando 4 baterias do tipo AAA. Isso significa que não há necessidade de ser conectada à parte elétrica da máquina em que opera.

A tabela eletrônica de dosagem apresenta 4 funções principais, como se vê a seguir:

  • taxa de sementes: permite definir a quantidade de sementes que cairá por metro de sulco;
  • taxa de adubo: permite regular a quantidade de fertilizante que será distribuída;
  • horímetro: registra o número de horas de trabalho da máquina em determinada função;
  • hectarímetro: mede a área trabalhada adotando o hectare (1 ha = 10.000 metros quadrados) como unidade.

Como e por que adquirir essa solução da FertiSystem?

As tabelas impressas são constituídas a partir de medidas padrão e limitadas à informação utilizada na sua constituição. O uso da tabela eletrônica de dosagens ETD permite a customização total da regulagem da máquina com detalhes não disponíveis de outra forma.

Além disso, ao utilizar a tabela eletrônica de dosagem, além de regular a máquina com maior precisão, o produtor poderá dispor de informações mais exatas sobre o trabalho realizado. Desse modo, conseguirá ter maior controle do desempenho das operações de semeadura e de aplicação de fertilizantes.

Cada vez que realiza uma semeadura ou a aplicação de fertilizantes controladas pela tabela ETD, o produtor opera com otimização dos insumos empregados. Isso representa redução de custos, evitando perdas desnecessárias, além de economia de recursos.

Para adquirir a tabela eletrônica de dosagem ETD, o caminho direto é acessar a página do produto no site da própria FertiSystem. Maiores informações técnicas, assim como o manual de operação da tabela, estão disponíveis na mesma página.

Como se viu, a tabela eletrônica de dosagem ETD é uma excelente parceira para o produtor: eficiente, precisa e fácil de utilizar.

Entre em contato conosco e tenha à sua disposição a tecnologia parceira do produtor rural.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-